Conheça o Telegram, uma opção além do Whatsapp

PUBLICIDADE

Atualmente, ter um bom mensageiro instalado no celular é uma questão de necessidade. Em uma emergência, uma simples conexão wi-fi pode te ajudar a resolver problemas, quando seu crédito acaba justo quando você mais precisa. Existem disponíveis dezenas de aplicativos com essa proposta. Sem dúvida, o mais popular é o Whatsapp, mas vale a pena conhecer seus concorrentes. Ter outro aplicativo no celular, não significa dispensar o uso do Whatsapp, mas significa mais opção.

prova-niteroi

Provavelmente, em questão de interface, o mais parecido com o Whatsapp.  Mas as semelhanças param por aí. O aplicativo oferece basicamente as mesmas funções que o concorrente, mas em alguns setores é muito superior. Vamos a eles:

100% gratuito: apesar de poucas pessoas serem cobradas, o Whatsapp tem uma taxa de US$0,99 ao ano. No Telegram, é tudo gratuito.
Segurança: Além de ser normalmente mais seguro (privado) que a concorrência, o aplicativo oferece ainda a opção de chat secreto que pode ser apagado depois do uso, e o interessante: apenas os envolvidos na conversa tem acesso a informação. O aplicativo em si não tem acesso as mensagens trocadas (muito diferentes de apps como messenger e Whatsapp que, abertamente, divulgam informações privadas dos usuários).
Grupos: as conversas em grupo possuem organização melhor. É possível, por exemplo, responder a uma pergunta diretamente, quase criando “subconversas” dentro da conversa. Além de ser possível mencionar o usuário a quem se direciona a pergunta ou comentário, como no Facebook.
Editor de fotos: imagina um Instagram dentro do Whatsapp, é basicamente isso.

telegram-editor-fotos-02
Anexos: o Telegram oferece muito mais opções, é possível enviar quase de tudo!
Acessibilidade: o Telegram pode ser acessado por diversas plataformas e com autonomia. Se no Whatsapp você precisa do celular para acessar pelo PC, o Telegram dispensa essa necessidade.
Player próprio: sabe quando alguém te manda um link do youtube e você precisa abrir em outro aplicativo, fora do Whatsapp? O Telegram tem a solução. No próprio aplicativo é possível reproduzir mídia de outras fontes, como Vimeo e Soundcloud.
Nuvem: talvez o principal diferencial, no Telegram o uso da memória do seu celular é reduzida, porque o aplicativo armazena suas informações em nuvem. Isso também torna possível recuperar conversas de qualquer dispositivo.

Vale dizer que o Telegram tem apenas dois anos de mercado. Em frente a rivais como Whatsapp, que soma mais de 500 milhões de usuários, o aplicativo não é expressivo com seus pouco mais de 60 milhões. Mas o criador do app, o russo Pavel Durov, parece otimista sobre o futuro do seu empreendimento. A principal aposta do aviãozinho é a segurança, em tempos de vazamento de informações, Durov opta por um aplicativo que não libera informações de usuários.

É quase impossível abrir mão do Whatsapp, claro! A maioria dos nossos amigos estão lá, mas o Telegram é um bom aplicativo para se manter no celular, como opção.

PUBLICIDADE

Deixe um Comentário

MENU